top of page

Salão da Catarata

Espeleotema formado por escorrimento e deposição de carbonato de cálcio (CaCO3) em forma de cortina. O local recebeu esse nome por causa da formação ter semelhança com uma Catarata congelada.

Salão da Couve-flor

Espeleotema formado por carbonato de cálcio em forma de couve-flor.

Salão da Filtração

Espeleotema formado por escorrimento e deposição de carbonato de cálcio (CaCO3) em forma de cortina. O local recebeu esse nome por causa da formação ter semelhança com uma Catarata congelada.

Salão da Catedral

Este é o maior Salão da Lapinha. Recebeu esse nome devido à amplitude do local e ao conjunto de espeleotemas que lembra o altar de uma Igreja. Nele é possível observar a maior estalactite chamada de Lustre e também a maior estalagmite.

Salão do Redemoinho

Este setor foi por muito tempo local de circulação de água proporcionada pelo encontro de correntes de águas vindas de diferentes direções. Uma espécie de redemoinho deixou uma forma circular e os níveis da água ficaram marcados nas laterais

Salão da Cascata

É o maior espeleotema formado por escorrimento e deposição do carbonato de cálcio e possui altura aproximada de 15 metros. Destaca-se a presença de micro cristais de calcita

Salão do Paleopiso

Setor caracterizado por apresentar um grande paleopiso. Local onde podemos observar terra, cascalho (seixos) e pequenos fósseis - algumas conchas.

Esses materiais foram trazidos pelas águas dos rios que abriram as cavidades durante várias etapas da formação da Gruta.

Salão da Imaginação

Salão leva o nome devido a quantidade de formas visíveis em seus espeleotemas tendo mais de 5 visualizações e reunindo todas as formações antes vistas dentro da gruta.

Gruta da Lapinha

Salão leva o nome devido a quantidade de formas visíveis em seus espeleotemas tendo mais de 5 visualizações e reunindo todas as formações antes vistas dentro da gruta.

Rapel

Atividade lúdica e desafiadora que consiste em descer por uma corda, em um paredão de vinte metros utilizando equipamentos específicos como cadeirinha e capacete. Essa atividade é guiada e pode ser feita por pessoas com mais de cinco anos de idade.

Escalada

Acesso a área de escalada, com mais de cem vias, de 3º a 9º grau, de cinco a vinte e oito metros de altura, liberada para esportistas com autonomia e equipamentos próprios. As trilhas de acesso são limpas e sinalizadas. A atividade possui seguro obrigatório. Não esqueça seu capacete. 

Escalada Guiada

A Escalada Guiada pode ser praticada por pessoas sem nenhuma experiência. As vias, caminhos nas pedras, disponíveis são de nível fácil, e com a utilização de equipamentos são totalmente seguras. Utiliza-se capacete, cadeirinha, cordas específicas e todos os demais aparatos de segurança para que sua aventura seja não apenas memorável, mas muito segura e divertida. A atividade é para todas as idades.

Trekking

Dentro da área do Parque Estadual do Sumidouro, é possível fazer trilhas guiadas e autoguiadas, de dois  a onze quilômetros. Passando por atrativos como mirantes, lagoa e maciços de calcário. Nos percursos é possível contemplar a diversidade botânica, a composição geológica e a hidrologia peculiar da região. 

Moutain Bike

O parque possui hoje duas trilhas para cicloturismo, de oito e doze quilômetros, limpas e sinalizadas para serem feitas de forma autoguiada e com equipamento próprio. Para utilização das trilhas é necessário agendamento prévio. É possível alugar bicicletas para a atividade.

Experiências

A escalada, o rapel, o trekking e o mountain bike são realizados pela empresa Inhangatu com mais de vinte anos de experiência no turismo de aventura.

As atividades incluem seguro, guiamento, instrução e equipamento de segurança, quando necessário. 

Para dúvidas e agendamentos das atividades Inhangatu:

 

Site

Instagram

 

Fábio 31 99219-3665, Léo 31 99590-4490.

Viva essa aventura!

bottom of page