ROTA DAS GRUTAS PETER LUND
O caminho ecoturístico que leva o nome de Peter Lund tem sete marcos. O zero fica no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte, sendo o primeiro o túmulo de Peter Lund, em Lagoa Santa. Na mesma cidade, fica o Centro de Arqueologia Annette Laming Empeaire (Caale), onde é possível conhecer principalmente, um pouco da vida da mulher que batiza o local. Também em Lagoa Santa, está o Museu Peter, ao lado da Gruta da Lapinha.
A viagem segue até em Sete Lagoas, onde está a Gruta Rei do Mato. Finalmente, em Cordisburgo, a Gruta Do Maquiné e Museu Casa Guimarães Rosa.
Peter Lund
O cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801 a 1880) é considerado o pai da paleontologia brasileira, o ramo da ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. O pesquisador descobriu mais de 12 mil peças fósseis em Minas Gerais, que permitiram escrever a história do período pleistocênico brasileiro, o mais recente na história geológica.
Entre as descobertas de Lund, figura denominada o homem de Lagoa Santa, que revelou a presença humana no local há mais de 10 mil anos. Contam-se também exemplares do tigre-dente -de-sabre, da preguiça gigante e do tatu gigante, entre outras espécies. Lund também é reconhecido como o pai da espeleologia no Brasil, o estudo da formação de grutas e cavernas. Explorou mais de 800 delas, algumas das quais foi o primeiro a localizar e a entrar. No campo da arqueologia, relatou a descoberta de importantes pinturas rupestres (feitas na rocha) e instrumentos de pedra.
Nascido em Copenhague, Lund era filho de ricos comerciantes de lã. Bacharel em Letras, aos 17 anos começou a cursar medicina, interesse que logo se expandiu na zoologia e a botânica. Em 1825, veio para o Brasil e se fixou numa aldeia de pescadores do litoral fluminense, estudando o comportamento das formigas e os ovos dos moluscos. Depois de mostrar suas descobertas na Europa, ele retornou ao Brasil, em 1833, em companhia de colega L. Ridel, desta vez para ficar. Consta que se mudou para o Brasil fugindo do clima nórdico, temeroso da tuberculose que vitimara dois irmãos.
No ano seguinte, numa excursão botânica a Minas Gerais, Lund e Ridel tomaram conhecimento, casualmente, da existência de grandes ossos em cavernas calcárias da região de Lagoa Santa. A revelação coube ao coterrâneo Peter Claussen, que explorava o salitre na área. Os moradores locais atribuíam ossos a homens pré-históricos gigantescos. Em 1835, Lund visitou as grutas Lapa Vermelha e a Gruta do Maquiné (Lapa Nova do Maquiné).
‘’ Nunca meus olhos viram nada mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte’’, resumiu o cientista. Ele se referia aos efeitos cênicos provocados pelas estalactites e estalagmites. ‘’ Todos estes deslumbrantes primores da natureza são realçados pelos mais delicados ornatos tento de formas fantásticas quanto de bom gosto, franjas, grinaldas e uma infinidade de outros enfeites.’’, Lund escreveu.
CARTAS DE LUND
‘’ os esplêndidos reflexos produzidos pela luz, ferindo as inúmeras facetas destes cristais, deslumbram a vista, de modo que o homem se julga transportado a um palácio de fadas. A mais rica imaginação poética não saberia criar tão esplêndida morada para seres maravilhosos; diante dessa notável gruta, ela seria forçada a confessar sua impotência. Meus companheiros permaneceram durante muito tempo mudos à entrada deste templo; depois, involuntariamente, se ajoelharam e, persignando-se exclamaram: ‘ Milagre! Deus é grande! ’ Foi-me impossível dissuadi-los da idéia de que este templo devia servir de morada a Nosso Senhor. Quanto a mim, confesso que nunca meus olhos viram nada de mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte. ’’
Museu de Ciências Naturais da Pontifícia niversidade Católica de Minas Gerais
Abriga um importante acervo de zoologia, com uma coleção de
paleontologia e coleções de vertebrados da fauna atual que contemplam anfíbios,répteis, aves e mamíferos.
Funcionamento:
Terça a sábado, das 9h às 17h, e às quintas até as 21h.
Contatos:
Telefone geral: (31) 3319-4152
Fax: (31) 3319-4983
E-mail: museu@pucminas.br
Setor de Educação: (31)3319-4520
E-mail: mcn.educação@pucminas.br
Endereço:
Avenida Dom José Gaspar, 290
Bairro Coração Eucarístico
CEP: 30535-610
Belo Horizonte
Museu Peter Lund
O Museu Peter Lund foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2012. Está situado no Parque Estadual do Sumidouro, na estrada da Gruta da Lapinha. Possui 82 fósseis descobertos por Lund, vindos do Museu Natural de Copenhague, e cerca de 15 fósseis doados pelo Museu de História Natural da PUC Minas. Espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do Carste de Lagoa Santa. Existem no Museu também dois espaços com explicações sobre os Planos de Manejo do Parque e Espeleológico.
Endereço:
Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Lapinha – Lagoa Santa | MG
Telefone: (31) 3689-8592
Gruta da Lapinha
Principal atrativo do Parque Estadual do Sumidouro, o acesso é feito pela portaria do Museu Peter Lund, em Lagoa Santa. Eleita em 2011 como uma das “Sete Maravilhas da Estrada Real”.
Clique aqui para mais informações sobre a Gruta da Lapinha
Cemitério Peter Lund
Monumento dedicado ao pai da Paleontologia Brasileira, Peter W Lund, o túmulo Dr. Lund foi construído num local escolhido pelo próprio naturalista para abrigar seus restos mortais e de seus colaboradores Peter Andreas Brandt, Wilhelm Behrens e Johann Rudolph Muller. Lund registrou seu desejo de ser sepultado à sombra de um pequizeiro, num local aprazível onde costumava fazer suas leituras.
Endereço: Rua Caiçara, s/ n° – Brant.
Dias de funcionamento: Segunda à Sexta
Horário: 08:00 às 15:00 horas
Entrada: Franca
Telefone: (31) 3688-1390
Gruta Rei do Mato
Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros. Uma curiosidade: os especialistas consideram a Rei do Mato uma gruta “viva”, pois está em contínuo processo de formação, devido à ação da água.
Gruta do Maquiné
A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.
Museu Casa Guimarães Rosa
O acervo do Museu é composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional de Guimarães Rosa, um conjunto de fotografias, edições nacionais e estrangeiras de obras e documentação textual – originais manuscritos e datilografados, com destaque para os originais do último livro do escritor, Tutaméia, e para a correspondência que manteve com seu pai e também com seu amigo, Pedro Barbosa.
Funcionamento: Segunda a domingo das 9h às 17h
Endereço: Rua Padre João, 744 – Cordisburgo MG 35780-000
Telefone: (31) 3715-1425